Olá, minna-san!!!
Como vão todos?
Espero que bem!!! ^.^
Hoje vou falar sobre Gothic Lolita (e os demais genêros) e GOTHIC & LOLITA BIBLE.
Gothic Lolita ou "GothLoli" (ゴスロリ, gosurori) é uma moda urbana japonesa popular entre adolescentes e jovens adultas (e por vezes pessoas do sexo masculino), que vestem roupas inspiradas, na sua maioria, pela moda Vitoriana, Rococó ou Edwardiana, por isso a semelhança a uma boneca de porcelana ou uma princesa (daquela época).
O estilo floresceu nos idos de 1997/1998 e se tornou bem estabelecido, com suas próprias grifes, disponível em diversas boutiques, e até mesmo em algumas grandes lojas de departamentos a partir de 2001. O Gothic Lolita, talvez não possa ser considerado como uma subcultura propriamente dita já que não existe uma ideologia ou um credo comum a todas, um padrão de comportamento, nem música ou arte específicas a serem apreciadas.
O Gothic Lolita é apenas um dos genêros da moda Lolita, dentre os outros existem: Classic Lolita, Sweet Lolita, Ero Lolita, Punk Lolita, Country Lolita.
1.Gothic Lolita: O visual Gothic Lolita é inspirado na Era Vitoriana, e tipicamente inclui muito preto, algum branco e variações de azul escuro e cinza em tons sóbrios, renda, veludo, tafetá, um eventual corset, camafeus, e às vezes cruzes ou crucifixos.
2.Classic Lolita (Classical Lolita/Roriita): O estilo "original", com roupas em tons como esmeralda, vinho, chocolate, creme, variações bonitas de xadrez e florais, tecidos nobres, saias mais longas que as dos outros e acessórios elegantes, sem muitos babados, laços ou excesso de renda.
3. Sweet Lolita (Amaloli): É o estilo mais infantil e doce, com tons pastéis, estampas engraçadinhas com bichos, bolinhas, xadrezinhos, listras finas, sapatos, sorvetes, doces... qualquer padronagem "fofa" pode se encaixar desde que não saia dos padrões de cores e dos modelos engraçadinhos com fitas, laços e babados muitas vezes em profusão.
4.Erololita: Lolitas com decotes um pouco maiores, saias mais curtas e um apelo um pouco mais maduro que suas 'irmãs' mais novas.
5.Punk Lolita: É um estilo difícil de funcionar bem já que o equilíbrio entre o agressivo do punk e o doce do lolita muitas vezes é prejudicado por certos elementos. Xadrez, combinações de preto e vermelho, listras, camisetas estampadas com motivos lolita, caveirinhas, correntes são muito comuns. As Punk Lolitas com visuais mais bem-sucedidos dificilmente abrem mão das saias rodadas, mangas fofas e/ou outros itens basicamente lolita de suas vestimentas.
6.Country Lolita: Uma espécie de híbrido entre sweet e classical lolita - ou sweet lolita - em versão 'campestre', que usa de xadrezinho e estampas de frutas e flores, e acessórios de palha ou vime.
Entre outros estão o Kurololi/Shirololi: Vestida inteiramente ou quase inteiramente na mesma cor, geralmente baseada em sweet.
E o Himeloli, é a Lolita "princesa".
EGL and EGA:
EGL, significa Elegant Gothic Lolita. Não é um subdivisão do Lolita, nem existi uma subdivisão em si. É um termo criado por Mana (ex-guitarrista, compositos e líder da banda Malice Mizer e atural guitarrista e compositor da banda Moi dix Mois). O EGL representa a visão dele da Mulher Perfeita.
Segundo a definição do próprio:
"A inocência de uma donzela, seu encanto, sua doçura,
E seu amor pela miséria alheia
Existe dentro de cada um de nós, e as memórias disto,
Transformadas na imagem de um estilo
É E.G.L [Elegant Gothic Lolita]
Com babados, laços e renda em profusão,
Como se fosse uma boneca antiga
Embora possa ser simplesmente uma criação de pura predileção
Busquei um vestido que faça-vos sentir que, em algum lugar, ele possui 'veneno'
E vos peço que testem as memórias de sua época de donzela."
EGA, significa Elegant Gothic Aristocrat, foi outro termo criado por Mana. Ao contrário do que muitos pensam, as lolitas japonesas só aceitam que o rótulo seja usado para as roupas da Moi-Même-Moitié.
No entanto, o estilo original do qual as roupas EGA se baseiam, o aristocrat, está presente grifes Alice Auaa, Atelier Boz, Atelier Pierrot e Miho Matsuda, entre outras. Embora receba simplesmente o nome de 'aristocrat' no Japão, no Ocidente o estilo como um todo diversas vezes acaba englobado pela sigla EGA.
Segundo Mana:
"Como a palavra aristocrata mostra,
a doutrina básica de E.G.A é a fusão do "belo e do sublime."
É masculino, é feminino
Não é masculino, nem feminino
Hermafroditismo, androginia
Enquanto buscando este tipo de charme neutro, é
Uma roupa escondida em incerteza e em sublimidade arrepiante
Este é o conceito de E.G.A (Elegant Gothic Aristocrat)
Aristocrático e digno de uma dama,
Como um anjo ou como um demônio,
A direção que tomar de vós depende."
As pessoas que vestem EGA às vezes são um pouco mais velhas que a média lolita. As saias costumam ser longas, e calças também são usadas. O corte das vestimentas é mais maduro, e há menor profusão de babados e renda, e poucos laços. A maquiagem também costuma ser mais adulta.
Moi-même-Moitié: É a linha de roupas criada por Mana, onde se encontram a EGL e a EGA. Ele NÃO é o criador do Gothic Lolita, embora tenha ajudado a difundir o estilo.
GOTHIC & LOLITA BIBLE
A GOTHIC & LOLITA BIBLE é uma revista de moda Lolita japonesa, abreviada como G&BL, ela trata de coisas relacionadas tanto ao Gothic, quanto ao Lolita (todos os subestítulos), daí o "&" no meio.
Ela traz dicas de moda, maquiagem, penteados, música e comportamente. Os mais recentes lançamentos das grifes Lolitas, ensaios fotográficos com astros do rock, pop e música eletrônica japonesa que se encaixem no conceito da revista (Praticamente todo número tem um ensaio com Mana e um com Kana ou Aya. Recentemente Hakuei tem aparecido muito também) e 'ícones' da cultura lolita, receitas, moldes e etc. O primeiro número da revista foi publicado pela editora Bauhaus, e os seguintes pela Index.
Existem outras revistas, com publicaçãos do genêro também: Gothic Lolita and Punk Brand Book, embora outras duas revistas proeminentes existam: Rococo - que teve apenas dois volumes publicados - e Clara Bow. Outras revistas que tratam do tema incluem a GosuRori (uma revista de moldes), Gothic & Lolita Bible Extra (2 volumes) e Gothic & Lolita Hair and Make-up Bible.
A revista de moda alternativa Kera, muitas vezes tem lolitas estampadas em seus editoriais e fotos de rua, assim como a FRUiTS.
Entre os "ícones" estão:
Novala Takemoto é um escritor, famoso no ocidente especialmente por Kamikaze Girls (Shimotsuma Monogatari, transformado em filme com Kyoko Fukada e Anna Tsuchiya nos papéis principais) estrelando como uma lolita e uma yankee, espécie de motoqueira de gangue japonesa. Ele escreveu vários livros e contos, escreve freqüentemente para a Gothic & Lolita Bible e também sai em photoshoots. Novala ainda assina uma linha de roupas e acessórios na loja BABY, THE STARS SHINE BRIGHT. Recentemente ele foi aos Estados Unidos, onde participou de um imenso chá com fãs selecionadas.
Mana é compositor, guitarrista, designer de roupas, e a mente criativa por trás do projeto solo Moi dix Mois e da extinta banda Malice Mizer. Ele é provavelmente a imagem mais conhecida de gothic lolita, com seus traços fortes e maquiagem trabalhada, mas esta não é a única faceta do estilo. Ele está presente em praticamente todas, se não todas, as Gothic & Lolita Bibles. Seu fãclube foi aberto para os fãs ocidentais em 2004.
Akinori Isobe, o lendário fundador da BABY, THE STARS SHINE BRIGHT, também é um bocxado idolatrado em certos meios.
Artistas famosos que freqüentemente se vestem no estilo lolita incluem Kana, uma polêmica cantora conhecida por fazer suas próprias roupas e mascotes e por cantar num tom curioso; Nana Kitade, que subitamente assumiu uma imagem punk lolita após alguns singles, vem mantendo-se dentro dos subestilos lolita, e recentemente julgou um concurso de visual lolita nos EUA; Aya, ex-guitarrista das bandas Psycho le Cému e Isabelle, também aparição freqüente na Gothic & Lolita Bible; Bou, o ex-guitarrista da banda Antic Cafe, que quase sempre se vestia no estilo, mas usando influências decora; Yue, ex-guitarrista do AILE, atualmente na banda Kanaetai e modelo da grife A+Lidel; Riku, um dos mais constantes modelos da Gothic & Lolita Bible e das grifes Putumayo e UNION JACK; e a dupla Kokusyoku Sumire, que são algo como garotas-propaganda da Angelic Pretty...
AS GRIFES
As principais grifes e seus respectivos sites:
Aqui termina a 1º parte sobre Gothic & lolita.
Na próxima falarei dos acessórios e mais!
Kissus Estrelados e até a próxima!
Fonte:
E outras.
Marcadores: Gothic Lolita